Relatório final de toda a actividade desenvolvida em/no grupo


Reflexão final

A realização do portfólio, trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de opção de Dinâmicas de Grupo, apresentou-se de extrema importância não só a nível individual mas também grupal.
A nível individual, porque permitiu o conhecimento de diversas técnicas de dinâmicas, a sua exploração, dinamização, e os erros que mais frequentemente se cometem, para além disso possibilitou o conhecimento de forma mais profunda do que é o grupo e de que cada elemento se torna importante para o sucesso do mesmo.
E é assim que chegamos a aprendizagens feitas em grupo, como as diversas fases porque este passa, uma vez que a matéria leccionada facultou informação concreta acerca das mesma, e que posteriormente com a formação do grupo e o desenrolar do trabalho se foram concretizando.
O portfólio possibilita de forma geral a aplicação da matéria leccionada, tornando esta mais atractiva e de maior compreensão, assim, a sua realização tornou-se uma experiência no inicio um pouco assustadora, mas que no final foi gratificante e que certamente não mais iremos esquecer.
O trabalho em equipa também se mostrou interessante, revelando-se que a manutenção da coesão do grupo e o aproveitamento de todas as ideias que surgem, se torna por vezes complicado, no entanto, a argumentação, negociação e persuasão são características dos elementos, e que facilitaram a resolução dos desacordos existentes.
Ao nível da aplicação do que aprendemos ao realizar o portfólio como futuros profissionais de Serviço Social, podemos enquadrar assim, as características que desenvolvemos e que já foram mencionadas (argumentação, negociação e persuasão), na elaboração de futuros projectos e nos trabalhos de parcerias, as dinâmicas de grupo podem ser interessantes aquando do trabalho de comunidades e do trabalho do assistente social com grupos, e concomitantemente, na compreensão do trabalho de outros elementos dentro da equipa, como os técnicos de Ciências da Educação.
Mas acima de tudo o maior ensinamento que certamente podemos tirar e que nunca vamos esquecer são as fases pelas quais um grupo passa de Tuckman (forming, storming, norming, performing e ending) e que todas as pessoas que estão dentro de um grupo passam e irão passar sem conseguir dar-lhe um nome, reconhecer as suas características e aproveitar o melhor de cada fase, assim, a realização do portfólio conseguiu que ao passarmos pelas fases tivéssemos ao mesmo tempo a consciência da informação que iríamos receber nas aulas e a experiência do grupo.
Com o final da realização do trabalho o grupo desmembra-se no entanto a amizade continua, e o grupo provavelmente irá se manter com menos elementos ou então cada pessoa poderá fazer parte de um novo grupo, e o processo das fases irá repetir-se.