Momentos que passam .....saudades que ficam

Ao pensarmos sobre as fases do grupo, podemos usar como metafora a parentalidade durante o ciclo da vida, isto é, fazemos corresponder cada fase pela qual o grupo passa a momentos deste ciclo.

Forming - Gravidez/Nascimento

Durante a gravidez, tal como na formação do grupo também existem muitas dúvidas, que na maioria das vezes provém da falta de informação.
Outro ponto em comum será a forma como o papel vai ser desempenhado, neste caso o papel de mãe e de pai e os contornos desse papel.

Storming --------- Primeiros Meses de Vida do Bebé

Na parentalidade, o storming abrange os primeiros meses de vida do bebé. Nesta fase os pais ainda não tem a completa noção das necessidades do novo elemento da família, levando-a a um caos e um período de adaptação.
Nestes primeiros meses os pais deparam-se com dificuldades nos cuidados a prestar ao recém-nascido e a conhcê-lo.

Norming ---------- Primeiros anos e adolescência

Desde os primeiros anos de vida da criança até á sua adolescência os pais necessitam de criar regras para o bom funcionamento do agregado familiar. Com estas regras os pais vão ajudar os filhos a ultrapassar crises características do seu desenvolvimento.

Performing ------- Adultez


Na nossa metáfora, a parentalidade, esta é a fase em que o jovem adulto/adulto já se encontram num ambiente familiar onde as regras já estão bem definidas e a relação pais/filhos não é tão dependente nem controladora. Nesta fase é o jovem adulto/adulto que toma grande parte das decisões da sua vida sozinho.

Ending ----------- Ninho vazio


Na parentalidade, associamos o Ending como sendo a fase do “Ninho Vazio”, quando os filhos saem de casa e o casal começa uma nova etapa das suas vidas, tendo de aprender a viver com um agregado familiar reduzido. Esta adaptação também se verifica na vida dos filhos com a entrada numa etapa das suas vidas que não inclui viver com os pais. Dissolve-se o agregado familiar e cada elemento segue o seu rumo.